Disney Wiki
Advertisement
Destino-disneyscreencaps
Destino
Dirigido por Dominique Monféry
Produzido por Baker Bloodworth
Roy E. Disney
Escrito por Salvador Dalí
John Hench
Donald W. Ernst
Roteiro
História
Narrado(a) por
Elenco
Música por Armando Dominguez
Michael Starobin
Cinematografia
Editado por Jessica Ambinder-Rojas
Companhia(s) produtora(s) Walt Disney Pictures
Walt Disney Animation France
Distribuição Buena Vista Pictures Distribution
Lançamento 2 de Junho de 2003 (Festival de Animação Annecy)
Bandeira eua 19 de Dezembro de 2003
Duração 7 minutos
Idioma
Orçamento
Receita
Precedido por John Henry
Seguido por Lorenzo
Em 1946, dois artistas lendários começaram a colaboração em um curta-metragem. Mais de meio século depois, sua criação foi finalmente concluída.
―Mensagem de introdução


Destino é um curta de animação lançado em 2003 pela Walt Disney Animation Studios. Destino foi primeiramente idealizado em 1945, 58 anos antes da sua estreia. O projeto era, a priori, uma colaboração do animador americano Walt Disney com o pintor surrealista espanhol Salvador Dalí, com música escrita pelo compositor mexicano Armando Dominguez e interpretada pela cantora Dora Luz.

História[]

Origem do Projeto[]

Animação baseada em uma canção do compositor mexicano Armando Dominguez com o mesmo título e fortemente inspirada no mundo surreal do pintor espanhol Salvador Dalí. Este curta-metragem foi planejado para ser integrado ao filme Música, Maestro!. Um cenário de animação e alguns testes foram realizados a partir de janeiro de 1946, mas o projeto acabou sendo abandonado.

Realização Antecipada[]

Após o lançamento do Fantasia 2000, Roy Edward Disney decidiu retomar a produção deste filme. Ele teve sua produção, principalmente no Walt Disney Animation Studios na França em Montreuil, perto de Paris. Finalmente, concluído na forma de um curta-metragem de 7 minutos, foi exibido em festivais e prêmios e no Festival Internacional de Cinema de Animação Annecy, em 2003. O filme foi exibido na exposição Era uma vez Walt Disney, que foi realizada no Nationales Galeries du Grand Palais em Paris, de 16 de setembro de 2006 a 15 de janeiro de 2007.

Descrição[]

Uma mulher nua Dahlia vagueia em direção uma estátua do Chronos em uma paisagem desolada onde ela cochila em um sonho (relativamente falando). O corpo dela engole a estátua enquanto ela dança em um ambiente noturno enquanto usa o vestido. Enquanto ela tenta beijar um estóico Chronos, ele derrete deixando-a "triste e sozinho", mas ela se anima ao ver uma variedade de estátuas incomuns e sementes de dentes-de-leão soprando no vento que a atrai a dançar até o pináculo em que ela está. Ao chegar ao topo, estranhas criaturas oculares verdes (aquele que tem um dedo apontando para fora do olho) atrapalhar a felicidade da Dahlia quando seu vestido fica preso na mão da criatura ocular. O vestido rasga e ela se retira para uma concha do mar que cai do pináculo e cai em uma bolsa/flor cheio de olhos verdes que estão sendo segurados por uma estátua situada em uma estrutura oposta. Dahlia salta na concha pouco antes de pousar e ela começar a pular em telefones flutuantes que estão perto da estátua do Chronos.

Dahlia acorda de seu sonho e é surpreendida por uma sombra de uma torre do sino. Percebendo o quão perfeito parece, ela fica na frente da sombra do sino como se estivéssemos emulando um vestido com ele. Ela se funde com a sombra e dança feliz em seu vestido novo. Quando ela levanta a cabeça, ela se transforma em um dente-de-leão completo com as sementes sopradas pelo vento. A estátua do Chronos começa a avançar enquanto o pássaro em seu peito se liberta e voa para longe. Dahlia continua a dançar, alheio ao evento atual, enquanto a cena de repente fica escura e o relógio situado ao lado do Chronos começa a partir de um líquido brilhante que tenta conter a estátua do Chronos. Chronos consegue escapar da pedra e ele e o pássaro verificam seu relógio derretido quando as formigas de repente saem de um buraco em sua mão e de repente se transformam em homens bigodudos em bicicletas com pão em suas cabeças.

Chronos, examinando a paisagem, avista uma semente de dente-de-leão que flutua para longe dele e se transforma novamente em Dahlia. Os amantes se identificam, mas como Dahlia tenta dar um passo em direção Chronos, uma grande estrutura surge e os separa. Dahlia envia pássaros voando para o labirinto para liderar Chronos em direção a ela e ele encontra uma saída onde ela se curva para ele. Como Chronos sai o labirinto, ele de repente está adornado com traje de beisebol, mas não consigo encontrar Dahlia em qualquer lugar. Em vez disso, ele vê duas tartarugas com rostos esticados em cima delas. Eles criam uma dançarina cuja cabeça se transforma em uma bola que Chronos apropriadamente bate com um taco de beisebol e cai na luva de um apanhador. A luva se transforma em um coração gigante de pano que Chronos abraça em Dahlia, mas rapidamente é engolido por seu corpo onde está seu coração.

O curta termina é da estátua do Chronos com um buraco onde estava o pássaro, mas direto para o outro lado está a torre do sino que Dahlia admirado, implicando que realmente se tornou um.

Letra[]

Mmm,
Mmmm,
Mmmm
Now I can smile and say
Destino
My heart was sad and lonely
In knowing that you only
Could bring my love to me
Destino
This heart of mine is thrilled now
My empty arms are filled now
As they were meant to be

For you came along
Out of a dream I recall
Yes you came along
To answer my call

I know now
That you are my destino
we'II be as one for we know
Our destiny of love

Aaah,
Aaah,
Uuuh,

Destiny, destiny, destiny, ever I follow, follow, follow my Destino
My heart was sad and lonely
In knowing that you only
Could bring my love to me
Destino
This heart of mine is thrilled now
My empty arms are filled now
As they were meant to be

For you came along
Out of a dream I recall
Yes you came along
To answer my call

I know now
That you are my Destino
we'll be as one for we know
Our destiny of love

For you came along
Out of a dream I recall
Yes you came along
To answer my call

I know now
That you are my Destino
we'll be as one for we know
Our destiny of love

Lançamentos para Home Vídeo[]

O documentário que explica perfeitamente tudo sobre a união desse dois gênios surrealistas, chamado "Dalí & Disney: Um Encontro com o Destino", faz parte no bônus do Blu-Ray do filme Fantasia 2000 lançado junto como dois filmes Fantasia e Fantasia 2000 em dois discos de Blu-Ray.

Galeria[]

Wiki-disney
Disney Wiki possui uma coleção de imagens e mídias relacionadas a Destino.

Vídeo[]

Curiosidades[]

  • O curta mostra inúmeras referências às obras de Dalí incluindo mas não limitado a:
  • A personagem de Dahlia é claramente uma nome referência do Dalí ele mesmo e discutivelmente, a personagem pode ser visto uma avatar feminina da artista.
Advertisement