FANDOM


Dumbo-1941-poster-0.jpg
Dumbo
Dirigido por
Produzido por
Escrito por
Estrelando
Música por
Cinematografia
Editado por
Companhia(s) produtora(s)
Distribuição
Lançamento
Duração
Idioma
Orçamento
Renda
Precedido por
Seguido por


Dumbo é um filme de animação, produzido por Walt Disney e lançado em 23 de outubro de 1941 pela RKO Radio Pictures nos Estados Unidos. O personagem principal é Jumbo Jr., um elefante antropomórfico cruelmente apelidado de "Dumbo" (estúpido, em inglês). Ele é ridicularizado por suas orelhas grandes, mas acontece que ele é capaz de voar, utilizando-as como asas. Seu único amigo é um rato chamado Timóteo, parodiando a animosidade estereotipada entre ratos e elefantes. Dumbo foi um exercício deliberado em simplicidade e economia para o estúdio Disney, e é hoje considerado um dos seus melhores filmes.

SinopseEditar

Dumbo-disneyscreencaps com-3.jpg

Título original do filme.

O filme se passa em um cenário de circo, ostensivamente nos dias atuais de 1941, e começa com uma formação de cegonhas entregando filhotes recém-nascidos atéos animais de circo. O bebê da sra. Jumbo é entregue a ela tardiamente por uma cegonha confusa, mas o bebêébem recebido pelos outros elefantes atéo tamanho de suas orelhas serem revelados. O elefante, chamado Jumbo Jr. por sua mãe, é imediatamente re-batizado para "Dumbo" pelas elefantes fêmeas fofoqueiras, que consideram tanto a mãe e o filho como proscritos. Os dois se dão muito bem sem elas, no entanto, atéa sra. Jumbo ser presa como um "elefante louco" depois de tentar defender seu filho de uma multidão de espectadores importunos. Um rato chamado Timóteo torna-se amigo e mentor de Dumbo, e elabora um plano para fazer do triste elefantinho uma estrela.

Timóteo, subliminarmente, convence O Diretor do Circo a criar uma "pirâmide de paquidermes", de cima da qual Dumbo irá pular (usando um trampolim). O ato dá horrivelmente errado, a grande tenda cai no chão, os outros elefantes são gravemente feridos e Dumbo é rebaixado sem cerimônia a palhaço. O ato de Dumbo como palhaço envolve pular de uma plataforma em um resgate de incêndio dramatizado em uma cuba cheia de torta. O público reage bem ao ato, e os palhaços decidim alterar o ato para o próximo show, para que Dumbo caia de uma plataforma muitas vezes maior do que a original.

Depois de uma visita emocional a cela de sua mãe, Dumbo e Timóteo tentam traçar o próximo passo. Eles se contentam com um copo de água fora da tenda os palhaços. Sem o conhecimento deles, a água era "batizada", com aguardente, e o elefante e o rato se embriagaram e alucinaram, vendo elefantes cor de rosa cantando e dançando diante de seus olhos.

Dumbo e Timóteo acordaram na manhã seguinte em uma árvore de mais de 30 m, acordados por um bando de corvos negros divertidos. Timóteo supõe que Dumbo levou ambos para o topo da árvore, VOANDO, enquanto eles estavam bêbados, uma ideia que os corvos acharam hilária. No entanto, os corvos decidem ajudar Timóteo a ensinar Dumbo a voar. Convencendo o elefante de que ele poderia voar com o uso de uma "pena mágica", eles tiveram sucesso em fazer Dumbo voar.

Dumbo aparece no próximo ato de "resgate" dos palhaços com sua pena mágica; no entanto, ele perde a pena depois de saltar da plataforma. Timóteo admite que Dumbo pode voar sem a pena mágica, e, mal evitando a morte da queda, Dumbo abre suas orelhas e paira no ar, para o espanto da plateia. Dumbo, o Elefante Voador é feito a estrela do circo e uma celebridade internacional, e ele e sua mãe se reencontram e lhes foi dado o seu próprio vagão no trem do circo.

Produção de DumboEditar

O filme foi concebido como um recurso econômico, para ajudar a gerar renda para os estúdios Disney, após os fracassos financeiros de Pinóquio e Fantasia em 1940. Os roteiristas Dick Huemer e Joe Grant foram as principais figuras no desenvolvimento do enredo, baseado em um manuscrito escrito por Helen Aberson e Harold Perl para um livro infantil.

Quando o filme entrou em produção no início de 1941, ao supervisor de direção Ben Sharpsteen foi dado ordens para manter o filme simples e barato. Como resultado, Dumbo não tem o detalhe luxuoso dos últimos três longas de animação da Disney (Fantasia, Pinóquio e Branca de Neve e os Sete Anões): o desenho dos personagens é mais simples, as pinturas de fundo são menos detalhadas, e um número de fotogramas guardados foram usados ​​na animação de personagens. No entanto, a simplicidade libertou os animadores de ser excessivamente preocupados com detalhes, e permitiu-lhes concentrar-se no elemento mais importante da animação de personagens: ação. A animação de Bill Tytla de Dumbo é hoje considerada uma das maiores realizações em animação tradicional estadunidense.

Em 29 de maio de 1941, durante a produção de Dumbo, a maior parte dos funcionários do estúdio Disney entrou em greve. A greve durou cinco semanas, e acabou com a atmosfera de "família" e camaradagem no estúdio. Vários dos grevistas são caricaturados neste filme como os palhaços que queriam pôr Dumbo em risco em seu próprio show e vã "bater no chefão por um aumento".

Nenhum dos dubladores para Dumbo recebeu crédito em cena, mas o rato Timóteo, que fez amizade com Dumbo mesmo em seus mais obscuros dias e foi instrumental em ajudá-lo a encontrar a grandeza dentro de si, foi dublado por Edward Brophy, um ator conhecido por interpretar gângsters, quem não teve outros trabalhos conhecidos de voz em animação. A matriarca pomposa dos elefantes foi dublada por Verna Felton, que também interpretou a Fada Madrinha em Cinderela e Flora das fadas boas em A Bela Adormecida. Outros dubladores incluem o perene Sterling Holloway, em uma participação especial como o Sr. Cegonha, e Cliff Edwards, mais conhecido como a voz do Grilo Falante, como Corvo Jim, o líder dos corvos.

Para poupar custos, tinta aquarela foi usada para fazer os fundos. Dumbo e Branca de Neve são os únicos dois clássicos da Disney a usar a técnica, que era regularmente utilizada para os curtas da Disney. Os outros longas da Disney usaram tinta a óleo e guache. Lilo & Stitch, de 2002, é uma história simples e emocional com influências de Dumbo, também fez uso de fundos de aquarela.

CuriosidadesEditar

  • Spike.com nomeia o Circo o sexto em sua lista "Top 10 dos 'Vilões' de Hollywood Que Se Deram Totalmente Mal" sob a seção "O que as pessoas esquecem". Ele cita a Wikipédia dizendo: "Apesar de sua popularidade em zoológicos (...) os elefantes estão entre os animais mais perigosos do mundo. Eles podem esmagar e matar qualquer animal terrestre, atémesmo o rinoceronte. Eles podem enfrentar surtos inesperados de raiva, e podem ser vingativos".
    • Então, em suas próprias palavras, ele diz: "Sra. Jumbo atacou um dos seus patrões. Quando eles tentaram dominá-la, ela atirou vários deles em toda a sala pelas paredes, e realmente tentou afogar o dono do circo. Não há justificativa para ela ainda estar viva até o final do filme. Mesmo se o controle de animais não tenha exigido que os animais conhecidos por representar um perigo para os seres humanos sejam abatidos, os pais do garoto melequento que ela atacou teriam feito um inferno sobre o incidente. O fato de o circo tê-la trancado quando deveriam legalmente pegar seus destroços para mostrar que eles não são odiadores de animais idiotas, mas na verdade são amantes de animais ao ponto de negligência criminosa".
  • A dublagem brasileira de 1941 é considerada rara, já que os lançamentos em VHS, DVD e Blu-Ray possuem a dublagem da década de 80.
  • A dublagem brasileira de 1998 foi feita por encomenda do SBT que exibiu o filme durante seu contrato com a Disney na década de 90.

Lançamento e reaçãoEditar

Dumbo foi concluído e entregue a distribuidora da Disney, RKO Radio Pictures, no outono de 1941. A RKO recusou o fato de que o filme sótinha 64 minutos, e exigiram que Walt Disney ou: a) expandisse-o para 70 minutos ou mais; b) editasse-o como um curta metragem; ou c) permitisse que a RKO o liberasse como um filme B. Disney recusou todas as três opções, e a RKO relutantemente lançou Dumbo, inalterado, como um filme A.

Após o seu lançamento em 23 de outubro, Dumbo provou ser um sucesso financeiro. O filme simples custou apenas US$813.000,00 para produzir, metade do custo de Branca de Neve e menos de um terço do custo de Pinóquio. Dumbo, eventualmente, arrecadou 1,3 milhões de dólares durante o seu lançamento original; Branca de Neve e Dumbo foram os dois únicos longas pré-1943 a dar lucro. Os Estados Unidos entraram na Segunda Guerra Mundial em dezembro de 1941, reduzindo a receita de bilheteria do filme, que foi, mesmo assim, o mais bem sucedido financeiramente filme da Disney dos anos 1940, graças a um relançamento em 1949.

Dumbo ganhou o Oscar em 1942 de Melhor Trilha Sonora Original, concedido aos diretores musicais Frank Churchill e Wallace Oliver. Churchill e o letrista Ned Washington foram nomeados ao Oscar em 1942 de Melhor Canção por "Meu Bebê", a canção que toca durante a visita de Dumbo a cela de sua mãe. O filme também ganhou Melhor Desenho Animação no Festival de Cannes em 1947.

A simplicidade e o charme de Dumbo tem feito do filme da Disney o favorito de muitas pessoas, incluindo historiador de animação e filme Leonard Maltin. Da nota particular está a sequência "Elefantes Cor-de-Rosa na Parada", que mostra Dumbo e Timóteo alucinando e bêbados. A sequência foi o primeiro empreendimento em surrealismo para um filme da Disney, tendo a sua sugestão do experimento Fantasia. A sequência essencialmente quebra todas as "regras" que os animadores da Disney tinham vivido por para criar uma animação realista em relação à década anterior: elefantes rosa, xadrez e de bolinhas cantando e se transformando em objetos diversos. O desenho da sequência é altamente estilizado, e muitos dos artistas que trabalharam nele foram os artistas mais jovens no estúdio, que se juntaram à greve em maio de 1941 e, eventualmente, se tornaria o núcleo do United Productions of America, o estúdio de animação mais influentes da década de 1950.

Os personagens corvo no filme são, na verdade, caricaturas de afro-americanos; o corvo líder, dublado pelo caucasiano Cliff Edwards, é oficialmente chamado de "Corvo Jim". Os outros corvos são dublados por atores afro-americanos, todos membros do Coro Hall Johnson. Embora Dumbo seja muitas vezes criticado pela inclusão dos corvos negros, é notável que eles são os únicos personagens realmente simpáticos no filme fora Dumbo, sua mãe e Timóteo. Eles se desculpam por zombar do elefante, e eles são de fato os que ajudam Timóteo a ensinar Dumbo a voar. A cena dos empregados que apresenta trabalhadores afro-americanos em grande parte na sombra e cantando uma canção de trabalho, que muitos acharam ofensiva, atraiu queixas semelhantes.

O filme recebeu outra distinção de nota em 1980, quando foi o primeiro do catálogo da Disney de filmes de animação a ser lançado em home video.

Outras apariçõesEditar

Dumbo aparece no primeiro jogo de Kingdom Hearts como uma magia de summon. Quando Sora está montado nele, Dumbo é invulnerável e borrifa água contra os inimigos (que conta como magia de gelo). Quando o prazo expira, Dumbo desaparece. Às vezes, o amigo de Dumbo, Timóteo, ajuda a tocar a tuba na atração Mickey Mouse Revue.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória