FANDOM

Gepettopepromo
Gepeto
Informações de fundo
Filmes Pinóquio
Os Vilões da Disney
O Natal Mágico do Mickey
Curtas
Programas de televisão O Point do Mickey
Once Upon a Time
Jogos Pinocchio
Kingdom Hearts
Atrações de parque Pinocchio's Daring Journey
Fantasmic!
Protagonizado por
Protagonizada por
Animadores
Voz Bandeira eua Christian Rub
Bandeira Brasileira Luiz Motta
Performance modelo
Designer
Inspiração
Honras e prêmios
Nome completo Sr. Gepeto
Outros nomes
Personalidade Brincalhão, alegre, protetor, imaginativo, amável, gentil
Aparência Magro, idoso, cabelos brancos, bigode, olhos azuis, nariz rosa, óculos, camisa azul, calça preta, colete vermelho, meias azuis, sapatos pretos com fivelas
Ocupação Entalhador
Alinhamento Bem
Afiliações Ter um filho
Casa Oficina de Gepeto na Itália
Família
Animal de estimação
Amigos Pinóquio, Grilo Falante, Fígaro, Cléo, Fada Azul
Inimigos Monstro
Habilidades
Possessões
Armamento Vara de pesca
Destino Pinóquio se tornou um menino de verdade e se tornou seu filho
Citação "Você é um menino de verdade!"

Gepeto (Geppetto no original) é um entalhador que cria Pinóquio e deseja que ele se torne um menino de verdade. Quando seu desejo se torna realidade, ele se torna pai de Pinóquio. Ele é um homem velho e personagem principal no longa de 1940 da Disney Pinóquio. Ele foi dublado por Christian Rub no filme original e, posteriormente, por Tony Papa. Seu dublador no Brasil é Luiz Motta. Gepeto foi animado por Art Babbitt.

PinóquioEditar

Gepeto é um entalhador gentil que está trabalhando atualmente em sua maior criação. Gepeto vive em uma pequena casa com seu gato Fígaro e seu peixe-dourado Cléo. Gepeto nomeia o boneco de Pinóquio, pois ele era feito de pinho, e brinca com ele. Gepeto então percebe que é hora de dormir e vê uma Estrela Cadente. Ele deseja que Pinóquio torne-se um menino de verdade. Gepeto cochila para dormir. Durante seu sono, Gepeto é visitado pela Fada Azul, que concede o desejo de Gepeto, por sua bondade para com os outros. Pinóquio ganha vida. Ele anda e fala, com uma consciência: o Grilo Falante. Enquanto Grilo e Pinóquio estão cantando para comemorar a sua união, Pinóquio cai da prateleira e faz muito barulho. O barulho acorda Gepeto que sabe que ele, Cléo e Fígaro não são os únicos na casa no momento. Gepeto vê Pinóquio, que pensa que ainda é apenas um boneco e o coloca de volta na prateleira. Pinóquio fala com Gepeto. Gepeto acredita que está sonhando e salpica água em si mesmo. Gepeto percebe que não é um sonho e começa a comemorar junto com Cléo e Fígaro. O dedo de Pinóquio pega fogo e Gepeto entra em pânico. Gepeto então esfria o dedo de Pinóquio com o aquário de Cléo e começa a ir dormir novamente. Na manhã seguinte, Gepeto dá adeus a Pinóquio que está prestes a começar seu primeiro dia de escola. Pinóquio é levado para Stromboli por bandidos locais: João Honesto e seu ajudante Gideão. Durante a performance de Pinóquio para Stromboli, Gepeto sai mais uma vez para procurar seu filho. Algum tempo durante a busca, Gepeto, Fígaro e Cléo foram engolidos pela baleia Monstro. Pinóquio e Grilo partíram para salvá-los. Pinóquio é comido pela Monstro e se reúne com Gepeto. Pinóquio então planeja escapar fazendo Monstro espirrar. O plano funciona, mas leva a uma perseguição mortal. Gepeto, Cléo, Fígaro, Grilo e Pinóquio chegam à praia, embora Pinóquio seja morto pela onda gigante. De volta à oficina de Gepeto, os heróis lamentam a perda de Pinóquio, que é revivido pela Fada Azul e torna-se um menino de verdade. A família celebra em euforia.

Outras apariçõesEditar

O Point do MickeyEditar

Gepeto fez várias aparições na série de televisão de 2001-03 O Point do Mickey, geralmente visto com Pinóquio ou Fígaro.

Série Kingdom HeartsEditar

Parques DisneyEditar

Gepeto aparece nos Parques Disney de todo o mundo como um personagem memorável. Gepeto aparece em muitos desfiles também.

Fantasmic!Editar

Gepeto aparece na montagem da bolha, bem como no Barco a Vapor Willie.