Fandom

Longas Disney Wiki

John Lasseter

2 449 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Comentários0 Compartilhar
John Lasseter.JPG
John Lasseter
Informações Básicas
Nascimento 12 de Janeiro de 1957
Morte
Causa da morte
Nacionalidade Bandeira eua.jpg Americano
Nomes alternativos
Ocupações
Anos ativos
Cônjuge
Companheiro(s)
Filhos

John Alan Lasseter Jr. (Los Angeles, 12 de janeiro de 1957) é um diretor e produtor americano. Ele é mais conhecido por ser o chefe de criação da Pixar, Walt Disney Animation Studios e DisneyToon Studios. Ele liderou as primeiras tentativas de animação por computador, e é o criador das duas maiores franquias da Pixar, Toy Story e Carros.

HistóriaEditar

Nascido em Hollywood, na Califórnia, Lasseter desenvolveu desde jovem uma paixão pela animação. Após sua graduação no California Institute of the Arts, ele começou a trabalhar na Walt Disney Productions, mas foi demitido logo depois. Ele posteriormente se juntou a Lucasfilm Computer Graphics Group, que mais tarde se tornaria a Pixar. Durante esse tempo, Lasseter dirigiu uma série de curtas metragens, que incluiria Tin Toy (1988), o que lhe rendeu um Oscar de melhor curta-metragem de animação. O evidente talento de Lasseter o levou a criar e dirigir Toy Story (1995), o primeiro filme animado por computador do mundo. Toy Story lhe rendeu também um Special Achievement Academy Award.

O sucesso de Toy Story levou Lasseter a assumir o cargo de Executivo Chefe de Criação da Pixar, posição que mantém até hoje. Ele também continuou a dirigir, em especial criando a franquia Carros, cujo comandou os dois filmes. Em 2006, após a aquisição da Pixar pela The Walt Disney Company, Lasseter assumiu o controle criativo da Walt Disney Animation Studios, na missão de revitalizar o estúdio. No ano seguinte, em 2007, Lasseter também assumiu a DisneyToon Studios.

Lasseter recebeu uma estrela na Calçada da Fama, em Hollywood, Califórnia, em 01 de novembro de 2011. Ela está localizada na 6834 Hollywood Boulevard.

FilmografiaEditar

DiretorEditar

Produtor Executivo Editar

Referências Editar

Bibliografia Editar

Também no Fandom

Wiki aleatória