FANDOM


Merida01
Mérida
Informações de fundo
Filmes Valente
WiFi Ralph (futuro)
Curtas
Programas de televisão Princesinha Sofia
Once Upon a Time
Jogos Valente (video game)
Temple Run: Brave
Disney INFINITY: 2.0 Edition
Atrações de parque
Protagonizado por
Protagonizada por Amy Manson
Animadores
Voz Bandeira eua Kelly Macdonald (adolescente)
Peigi Barker (criança)
Julie Fowlis (cantando)
Ruth Connell (no Disney INFINITY e em Princesinha Sofia)
Bandeira Brasileira Luisa Palomanes (adolescente)
Fernanda Ribeiro (criança)
Performance modelo
Designer
Inspiração
Honras e prêmios
Informações do personagem
Nome completo
Outros nomes
Personalidade Corajosa, Determinada, Amorosa, Gentil, Guerreira e Amigável
Aparência Olhos azuis, cabelos ruivos, pele branca
Ocupação Princesa
Alinhamento
Afiliações
Casa Reino de DunBroch
Família Rei Fergus (Pai)
Animal de estimação
Amigos
Inimigos
Habilidades
Possessões
Armamento Arco e flecha
Destino
Citação


Princesa Mérida de DunBroch é a principal protagonista do filme da Disney/Pixar de 2012, Valente. Ela é uma princesa escocesa que gosta de tiro com arco, que, sem querer desencadeia problemas em seu reino, fazendo com que ela tenha que fazer as coisas direito. Ela é dublada por Kelly Macdonald. Em julho de 2013, ela entrou na franquia da Disney Princesa, fazendo dela a décima primeira Princesa.

BackgroundEditar

Perfil oficial da DisneyEditar

"Apaixonada e impetuosa, Mérida é uma adolescente teimosa de educação real que está lutando para assumir o controle de seu próprio destino. Ela sente-se mais em casa quando está nos campos, aprimorando suas impressionantes habilidades atléticas como arqueira, com espada e cavalgada, com seu fiel cavalo, Angus. Com um espírito tão vibrante como seu indomável cabelo, Mérida também possui um coração suave, especialmente quando se trata de seus irmãos trigêmeos."

Aparência fisícaEditar

Mérida é uma garota de 16 anos, branca, de olhos azuis, com sardas no rosto, e longos cabelos ruivos. Diferente de todas as princesas da Disney (incluindo Anna e Elsa), ela não é magra, na verdade, ela pode ser considerada a mais forte de todas as princesas, o que a diferencia do grupo. No filme, ela utiliza dois vestidos diferentes:

  • Vestido icônico: Seu vestido mais famoso é de cor azul marinho e chega a quase cobrir os seus pés. Ele tem um enchimento bege, que aparece nas mangas e no decote. Ela também utiliza um tipo de porta flechas, que é pendurado em sua cintura. Ela usa sapatos marrons, e ocasionalmente, uma capa preta.
  • Vestido de princesa: Quando Mérida vai se apresentar aos candidatos para se casarem com ela, ela utiliza um vestido azul brilhante. Diferente do seu vestido azul marinho, esse cobre os seus pés totalmente, e é composto por vários detalhes dourados nas mangas, gola, cintura e final da saia. Ela utiliza uma toca para cobrir os cabelos, que é fechada com uma tiara. Ela também usa uma capa ocasionalmente com esse vestido.
  • No seu design para a franquia, foi criado uma mistura dos dois vestidos.

PersonalidadeEditar

Mérida é a filha de 16 anos de idade de uma rainha que governa o reino ao lado do marido. As expectativas da Rainha Elinor sobre sua filha é de fazer Merida ficar parecida com ela mesma, causando atrito entre as duas. Apesar do desejo de Elinor para ver Merida como uma boa senhora da realeza, Mérida é uma menina impetuosa que quer assumir o controle de seu próprio destino. Merida aprimorou sua habilidade no tiro com arco, e é um dos arqueiros mais experientes que já se viu. Ela também é hábil em luta de espadas e em corrida com seu cavalo, Angus.

Mérida também tem um lado doce, especialmente quanto se trata de seus irmãos trigêmeos. Como filha do rei e da rainha, sua vida é cheia de responsabilidade e expectativas, o que a faz ansiar por preservar sua liberdade e independência. Quanto Mérida ousadamente desafia uma antiga tradição, as consequências de suas ações se tornam desastrosas para o reino. Ela precisa correr contra o tempo para corrigir o resultado de seu comportamento impensado, sua jornada a força a olhar para dentro de si mesma para descobrir o significado de valentia e revelar seu verdadeiro destino.

DesenvolvimentoEditar

Os artistas do estúdio Pixar Animation Studios levaram os fortes passatempos de Mérida em consideração quando criaram o visual da personagem. "Nós sabíamos que Mérida precisava de força na parte superior do corpo para puxar seu arco para trás", diz Steve Pilcher, desenhista de produção. "Nós queríamos sentir sua força. Ela é uma arqueira habilidosa, não é uma menina comum. Ela tem uma grande força e nós queríamos que isso ficasse visível".

E assim como a força de Mérida é vista em seu físico, seu espírito vibrante fica evidente em seus cabelos.

"O cabelo de Mérida é selvagem e vivo, e ele se torna um personagem por si só. Eu acho que ele se encaixa nela muito bem porque é indomável, assim como ela. Sua mãe está constantemente tentando penteá-lo e colocar uma touca na cabeça dela, e ela não quer nada disso."

— Kelly Macdonald, a voz de Mérida

Do mesmo modo, o guarda-roupa de Mérida demonstra a dissonância entre mãe e filha. Os artistas criaram um visual informal para Mérida que permitisse que ela montasse confortavelmente em seu cavalo e praticasse arco e flecha. Em contraste, seu traje formal precisava ser apertado para ilustrar o confinamento da vida que Elinor espera que ela adote. Tia Kratter, diretora de arte de sombreamento e tonalidade, adotou uma abordagem definitiva para o visual real de Mérida. "Eu fui direto à loja de tecidos e procurei tecidos que Mérida odiaria sendo uma atleta, tecidos que fossem brilhantes, de cetim e que limitavam seus movimentos."

Macdonald, por sua vez, gostou do fato de Mérida ser uma personagem com força e de opinião. "Mérida não é a heroína típica", diz ela, que segue dizendo: "Eu tenho muito orgulho de fazer a voz da primeira protagonista feminina da Pixar".

"A animação mexe com diferentes músculos no desempenho, porque tudo parte da sua voz", continua Macdonald. "Eu sou a rainha da sutileza quando estou trabalhando, mas não se pode contar nenhum movimento facial, então é muito difícil para mim. Mérida foi um personagem muito divertido de interpretar e sua voz não é muito diferente da minha. Eu amplifiquei o lado adolescente que nunca saiu da minha vida, eu só tinha que fingir que minha mãe estava no mesmo ambiente. Nada mexe mais com você do que seus pais."

O diretor Mark Andrews viu uma ótima ligação entre Macdonald e Mérida. "Kelly é muito viva e vibrante e tem muito charme, inteligência e peculiaridades, o que funciona perfeitamente para Mérida. A personagem é engraçada e desajeitada e é capaz de rir de si mesma, mas tem uma ansiedade escocesa adolescente. Kelly Macdonald é a alma da personagem e torna Mérida realmente atraente."

Macdonald certamente compartilha o amor de Mérida por sua terra natal. "Isso pode soar meio tendencioso, mas a Escócia é o país mais bonito do mundo", conclui a atriz. "Os cineastas conseguiram captar até o menor detalhe? os cenários são exuberantes e verdejantes, fazem você ter saudades de casa."

ApariçõesEditar

ValenteEditar

Luzes AzuisEditar

640px-Childmerida

Mérida quando criança, ganhando seu primeiro arco.

Merida é vista pela primeira vez como uma criança brincando de esconde-esconde com sua mãe, a Rainha Elinor em seu aniversário. Então ela vê o arco de seu pai sobre a mesa e pede a ele para atirar uma flecha com ele. Fergus, seu pai, apresenta-a com seu próprio arco, como presente de aniversário. Ela atira acidentalmente a primeira seta para a floresta e vai para recuperá-la, até que ela vê um rastro de Will Wisps que a levam de volta a seus pais. Elinor diz a ela que as mechas levá-lo para o seu destino, mas Fergus não acredita. De repente, Mor'du ataca, e Elinor e Merida fogem enquanto Fergus fica para trás para lutar contra o urso demônio.

Corajosa e impetuosaEditar

B22a 27cs.sel16.44

Merida marchando.

Anos mais tarde, Merida é uma adolescente que Elinor está tentando transformar em uma princesa adequada, apesar da objeção de Merida. Um dia, quando não há aulas, ela vai montar em seu cavalo Angus. Ela atira flechas em alvos que ela define na floresta, e só explora. Merida volta para casa para se juntar a sua família para o jantar. Enquanto ela entra, Merida ouve Fergus falando sobre sua batalha com Mor'du até que ela interrompe e diz que seu pai perdeu a perna esquerda na batalha, e Mor'du está esperando a sua chance de vingança. Momentos mais tarde, Elinor diz a Merida que os três senhores estão vindo para apresentar seus pretendentes a competir por sua mão em casamento. Não querendo isto, Merida irritadamente contesta sua mãe e vai para o quarto. Enquanto Merida está atingindo os pilares de sua cama com sua espada, Elinor entra dizendo-lhe a história de um rei que divide seu reino cada um de seus quatro filhos para governar, mas o mais velho queria governar toda a terra e por isso trouxe caos e guerra, e sua desejo de seguir seu próprio caminho levou à queda do reino. Merida se recusa a ouvir. Elinor diz a ela para ir até o fim, mas Merida ainda não quer. Momentos depois, Merida é vista com Angus falando do que ela dizia para a mãe sobre os seus desejos se ela quisesse ouvir. Merida é determinada de que ela não vai se casar com quem ganha os jogos.

Dias depois, os Senhores chegam em DunBroch. Elinor prepara Merida em um apertado vestido formal e todos eles se reúnem no Grande Salão para apresentação dos pretendentes. Cada um dos Senhores apresenta seus filhos. Merida não está satisfeito com nenhum deles. Elinor proclama que somente o primogênito dos grandes líderes podem competir nos jogos o que dá uma idéia de Merida como sair do casamento: ela declara que ela escolhe tiro com arco para os Jogos Highland.

A Fúria de ElinorEditar

Merida poised to shoot an arrow

Merida pronta para atirar uma flecha.

Quando a competição começa, Merida esconde seu arco e flecha para trás de seu trono. Como os pretendentes airam nos alvos, ela conversa com Fergus sobre cada um deles até Wee Dingwall ganhar por acidente, acertando o alvo. Ela foge e aparece no campo, declarando que ela vai atirar para sua própria mão. Ignorando os protestos de Elinor, ela atinge o alvo dos dois primeiros pretendentes. Quando ela atira uma flecha através de todo o comprimento da seta de Wee Dingwall, até o alvo, ela sorri... até que ela vê sua mãe furiosa.

Merida ripping the family tapestry in anger

Merida rasga a tapeçaria da família com ravia.

Elinor arrasta e joga Merida para a sala na tapeçaria para falar sobre as ações de Merida, com Elinor chamando-a de uma criança e Merida chamando-a de um animal para tentar arruinar sua vida. Merida, em seguida faz fatias da tapeçaria familiar entre as fotos de si mesma e Elinor, e Elinor joga arco de Merida para o fogo. Merida fica em lágrimas e foge do castelo pois Elinor destruiu seu arco, fazendo ela se sentir horrivelmente culpada e começa a chorar.

A BruxaEditar

B175 31cs.sel16.67

Merida e corvo falando da Bruxa.

Merida está chorando enquanto ela cavalga com Angus despreocupadamente pela floresta até que se depara com o anel de pedras e um rastro de Will O' os, levando ela a um entalhador. Percebendo uma vassoura que varre por si só e um corvo falando, Merida descobre que este entalhador de idade é na verdade uma bruxa, e exige um feitiço. A bruxa diz a ela para sair, ameaçando-a com facas flutuantes, até Merida oferecer a comprar de todas as suas esculturas com seu pingente em troca de um feitiço que irá mudar seu destino. A bruxa de má vontade dá e evoca uma torta amaldiçoada, que ela diz que fez para um príncipe que queria a força de dez homens, e que conseguiu o que queria. Merida leva a torta e volta para DunBroch.

A MaldiçãoEditar

Youngmeridaandmom

Merida quando criança, junto com Elinor.

Ela foge de volta para a cozinha para fazer a torta apresentável, como Elinor entra na sala, aliviado ao encontrar sua filha em casa. Merida dá-lhe a torta em uma oferta falsa de paz e Elinor come um pedaço, e de repente começa a se sentir doente. Merida acompanha Elinor começa a se transformar em um urso. Merida fica horrorizada com o efeito da magia e com a ajuda de seus irmãos, Elinor vai para fora do castelo. Eles tentam voltar para a casa da Bruxa, mas ela não esta. Então eles descobrem o caldeirão da bruxa com uma imagem fantasmagórica da Bruxa na mensagem de voz da poção dizendo a Merida que ela tem até o segundo nascer do sol para quebrar o feitiço ou sua mãe continuará a ser um urso para sempre. A Bruxa diz a Merida a maneira de fazê-lo que era para lembrar o enigma "Fate ser mudado, olhar para dentro, consertar o vínculo dilacerado por orgulho". Intrigada, Merida acidentalmente sabota a casa de campo, de modo a Merida e Elinor se abrigar nos restos da casa para a noite. Merida tem um sonho sobre uma memória dela como uma criança com Elinor em que ambos estão cantando Noble Maiden Fair (A Mhaighdean Bhan Uasal).

Merida e ElinorEditar

Meet-Mordu-brave-30492846-632-264

Merida confronta Mor'du.

Na manhã seguinte, Elinor traz algumas bagas e água para o café. Merida explica que os frutos são bagas venenosas e que a água tem vermes nele. Eles vão para um riacho, onde Merida ensina sua mãe para pegar peixes. Então Elinor vai para floresta e Merida a segue, mas Elinor não é ela mesma, e começa a atacá-la até que ela retorna para si mesma. Merida é confusa até ver um rastro de Will O' os e segue ele até as ruínas de um castelo. Merida cai pelo chão em uma sala do trono e percebe que era o reino da história que Elinor estava dizendo para ela. Merida vê uma pedra com três figuras e uma pedra de divisão com a quarta figura e percebe que a maldição já aconteceu antes, quando o príncipe pediu para mudar seu destino, o que resulta na queda de seu reino e sua transformação para Mor'du. Então ela vê Mor'du e ele ataca até que ela escapa com a ajuda de Elinor e fogem de volta para o círculo de pedras. Merida percebe que Elinor será como Mor'du para sempre a menos que ela costure a tapeçaria de volta para "consertar o vínculo dilacerado por orgulho" na esperança de que o feitiço vai ser quebrado.

Mor'duEditar

B790 49fcs.sel16.37

Merida defende sua mãe.

Naquela noite, eles esgueirar-se para castelo. Espreitando para o Grande Salão, eles vêem Fergus e os senhores atrás de barricadas, lançado armas um para outro, à beira da guerra. Merida tenta dizer a Elinor para detê-los. Mas Elinor, em forma de urso, não pode fazer tal coisa, e então Merida tenta parar com esta loucura. Elinor, com medo de ser vista e atacada, congela-se em uma posição fixa, enquanto Merida entra no quarto e diz a eles que ela estava em reunião com Elinor. Os senhores exigem ver a rainha até os silêncios de Merida sobre todos eles. Ela conta a história do príncipe egoísta que trouxe o caos para a terra, e lembra-lhes que as lendas são lições. Os clãs eram inimigos até que eles foram ameaçados pelos invasores do norte e juntaram forças para defender suas terras. Quando eles ganharam a guerra, os clãs do rei Fergus reuni-los e fez uma aliança. Merida, então, diz que eles devem ser livres para seguir seus corações e encontrar o seu próprio amor. Os filhos dos Lordes concordam com isso e confessam a seus pais que não querem lutar por uma garota que não quer nada disso. Então, todos concordam, mas Merida percebe um guarda olhando para Elinor e distrai todo mundo, dizendo-lhes que chegou ao porão para comemorar. Quando todos já se foi, Elinor vai para a sala de tapeçaria.

O TapeteEditar

Merida reconciling with Elinor

Merida se reconcilia com Elinor.

Como Merida está à procura de fios e agulhas para consertar a tapeçaria, Elinor se torna selvagem novamente e ataca Merida. Quanto Fergus entra no quarto, ela o ataca, e corta o braço de Merida. Merida tenta acalmá-la, mas foge, tentando dizer a Fergus que o urso é Elinor, mas Fergus se recusa a ouvir. Ele tranca o urso na sala de tapeçaria para a proteção e dá a chave para a Maudie velho servo, enquanto ele e os Senhores ir atrás de Elinor. Merida começa a chorar novamente e chama seus irmãos até eles aparecerem... mas eles, também, se transformaram em ursos pois comeram a trota amaldiçoada. Ela diz a eles para obter a chave. Eles liberam Merida, que tenta freneticamente consertar a tapeçaria. Eles seguem os rastros de Will O' para onde Elinor foi capturada. Merida luta contra Fergus para impedir ele de matar Elinor, até que ele está convencido de que os três filhotes de urso ajudam a parar, e ele percebe que eles são seus filhos.

Família ReunidaEditar

Familyuntied

Merida, Elinor e Fergus se abraçam, depois do fim da maldição.

De repente Mor'du aparece e ataca os soldados de Fergus. Então, ele tenta matar Merida até Elinor ficar livre. Ela salva Merida e começa a lutar contra Mor'du. Depois que Elinor bate em uma das pedras, ele se vira para matar Merida, que está segurando uma lança contra ele, até Elinor puxa-lo de volta e esmaga-o contra um menir rachado, que então esmaga-lhe a morte. Um fio de algo saído do seu corpo revela a imagem do príncipe, que acena para eles como em reconhecimento e gratidão e depois desaparece. Quando o sol começa a subir, Merida percebe que é o nascer do sol segundo, ela agarra a tapeçaria e joga em torno de Elinor, mas percebe que nada está acontecendo. Pensando que ela falhou, chorando, ela abraça sua mãe e pede desculpas por tudo e diz que ela a ama. Em seguida, a tapeçaria volta ao normal. Ela sente uma mão humana tocando seu cabelo e percebe que Elinor é humana novamente. Fergus vem e abraça sua esposa e filha. Merida lembra que ela está nua sob a tapeçaria e Fergus diz aos senhores para não olhar, assim como os trigêmeos, agora humanos, mais uma vez, vem correndo pelado e abraçam seus pais e irmã.

Mais tarde, Merida e Elinor estão costurando uma tapeçaria nova com um urso até que sejam chamados para as docas para dizer adeus a Câmara dos Lordes. Então ambos vão de carona em seus cavalos e viajam pela Escócia fazendo seu vínculo mais forte do que antes.

It's a Small World: The Animated SeriesEditar

Merida faz uma aparição na websérie, durante o episódio "Bricht and Braw", rapidamente, utilizando seu arco e flecha para atirar em alguma coisa, que não aparece na tela.

Princesinha SofiaEditar

Sofia with Merida

Merida em Princesinha Sofia.

Merida fez um aparição no episódio "A Biblioteca Secreta" da terceira temporada, exibido em 12 de outubro de 2015. Ela é a primeira personagem da Pixar a aparecer no show. Merida atira uma flecha na frente de Sofia para chamar sua atenção como ela aparece do nada. Sofia esperava que Merida pudesse ajudá-la a encontrar a bolsa de sua tia, mas Merida diz que ela não precisa dela, tudo que ela precisa é acreditar que ela pode salvá-los. Inicialmente, Sofia ainda se sente duvidosa de que ela não pode fazê-lo, mas com um pouco mais do incentivo de Merida, Sofia dispara uma flecha do seu arco, ela finalmente ganha a confiança de que ela precisa para salvar Minimus e Mazzimo e cumprir sua tarefa. Merida e a Tia Tilly assistem Sofia decolar com o cavalo alado Athena e voa para o resgate.

Aparições em live-actionEditar

Once Upon a TimeEditar

501ImMerida

Merida em Once Upon a Time.

Merida é uma personagem na quinta temporada da série da ABC. Ela é interpretada pela atriz escocesa Amy Manson. Na série, seu pai morreu em uma batalha contra o exército de Camelot, e ela precisa assumir o trono de Dunbroch, o que os clãs vizinhos não concordam, pois acham que uma mulher não pode guiar eles. Mesmo assim, ela segue com a coroação, até ser interrompida pela Bruxa, que quer sua dívida paga (o Rei Fergus fez um acordo com a Bruxa e disse que pagaria depois da guerra). Ela diz que Merida teria que conseguir o capacete mágico que a Bruxa deu a seu pai ou uma grande quantidade de dinheiro (que Dunbroch não tinha). Merida segue em sua jornada para encontrar o capacete, que esta com o Rei Arthur e Zelena. Depois de uma batalha, ela consegue recuperar o capacete. Enquanto isso, os clãs se unem e sequestram os tri-gêmeos, irmãos de Merida. Com a ajuda de Bela, ela consegue recuperar. Com tudo resolvido, Merida retorna para sua coroação, até que novamente é interrompida pela Bruxa, que explica que Merida não precisava conseguir o capacete para pagar a dívida, ela só queria saber se Merida faria tudo por seu reino. Ela é finalmente coroada rainha de Dunbroch, e jura vingança ao Rei Arthur, por ter matado o seu pai.

Vídeo gamesEditar

ValenteEditar

Merida Disney INFINITY render

No vídeo game que leva o mesmo título do filme, Merida é uma personagem jogável. O jogo se inicia contando a história do filme, até a parte onde Elinor se transforma em um urso, que é onde o jogador pode começar a usar Merida como um avatar. No vídeo game, o jogador deve enfrentar diversas missões para poder desvendar os mistérios do filme. Outros personagens do filme também estão disponíveis como avatares.

Temple Run: BraveEditar

Neste jogo, lançado como aplicativo para os sistemas Apple iOS, Merida é a personagem jogável. Ela deve fugir de Mor'du, e enfrentar diversos obstáculos para chegar ao nível final.

Disney INFINITYEditar

Merida apareceu uma versão miniatura do jogo Disney INFINITY: 2.0 Edition, que permite o jogador usar a personagem na nova plataforma.

Disney PrincesaEditar

MeridaDesigns

Merida com seu "design para a coroação" (esquerda e com seu "design básico" (direita).

Ela é a décima primeira princesa da franquia de produtos, Disney Princesa.

DesignsEditar

Em 2013, ela recebeu algumas mudanças para o novo design, conhecido como "Princesa Deluxe". O vestido de Merida se tornou mais brilhante na cor, seus ombros são mostrados, e diversos detalhes com brilho foram adicionados a roupa, além de um cinto com um pedaço de um kilt com o brasão que representa o Clã DunBroch. Os cabelos encaracolados de Merida são muito mais suaves, em vez da forma mais bagunçada, mostrada no filme. Houve, no entanto, controvérsias sobre seu novo design, citando, entre outras coisas, o sexismo.

Em resposta à petição da Change.ong, com mais de 200 mil assinaturas, a Disney afirmou que esta controvérsia foi "fora de proporção" e que este design seria usado para "uma linha limitada de produtos", e como uma "versão estilizada" para a coroação de Merida. Mesmo que muitos estão convencidos de que a Disney não tem usado o novo design de Merida (porque ela aparece em seu visual original do filme no site da Disney Princesa), isso não é verdade. O site da franquia nunca foi atualizado com o novo design de Merida, assim, como a Disney insistiu: "você não pode empurrar para trás algo que nunca foi alterado, para começo". Os produtos foram planejados para o verão de 2013, devido a isso, durante a época da coroação, não haviam muitos produtos existentes ainda.

Em outubro, um novo design de Merida, que estava mais de acordo com os desejos do público foi liberado.

No inicio de 2014, o novo design de Merida era usado apenas em seu marketing "pessoal", quando ela está sozinha em mercadoria. Em produtos aonde era vista junto com as outras princesas (também em todos os comunicados de imprensa, livros e revistas) seu antigo "design para a coroação" era usado, para fazê-la parecer mais com as outras princesas. No entanto, mais tarde, a Disney decidiu que Merida só iria aparecer com o novo design, mais próximo da imagem do filme, abandonando de vez o "design para a coroação".

Em 2015, Disney desenvolveu um novo design para a franquia Disney Princesa. Este design foi baseado na versão definitiva de Merida, e foi inspirado em art pop, dando menos detalhes a personagem.

MerchandisingEditar

MattelEditar

Merida fez sua estreia na linha de bonecas da Mattel no conjunto Ultimate Disney Princess Collection, assim como Tiana e Rapunzel fizeram. Logo após sua coroação, ela ganhou uma boneca chamada Colorful Curls Merida e um conjunto com sua mãe, seu cavalo Angus e seus irmãos trigêmeos chamado Merida's Family Gift Set. Merida também foi adicionada a linha Sparkling Princess em 2013 e faz parte atualmente da linha MagiClip. Seu cavalo Angus ganhou uma versão na linha Shimmer Style. Merida também esta na linha Floral Princess.

HasbroEditar

Em 2016, Merida faz parte na linha de bonecas Disney Princess Royal Shimmer depois veio a linha Disney Princess Magical Story Skirt e na linha de cosméticos e bonecas de miniaturas, Disney Princess Little Kingdom.

LegoEditar

Merida é uma das princesas que aparecem na linha System lançada em 2014 pela Lego. Ela recebeu um conjunto chamado Merida's Highland Games, que é baseado na famosa cena aonde ela rasga seu vestido e atinge o alvo com sua flecha. Sua boneca tem um cabelo muito menor, e seus irmãos, Harris, Hubert e Hamish, fazem uma aparição em formas de ursos. Ela não faz mais parte da linha, atualmente.

Parques da DisneyEditar

Brave-disney-2

Merida dos parques da Disney.

Atualmente, Merida é uma personagem muito comum para conhecer e cumprimentar em vários parques da Disney. No Magic Kingdom, ela pode ser encontrada no jardim de conto de fadas no Fantasyland. Ela também é vista às vezes no World Showcase no Epcot. No Disneyland Park em Paris, ela conhece os hóspedes perto do It's a Small World. No Hong Kong Disneyland, ela pode ser encontrada no Mickey and the Wondrous Book ao lado de Ariel e Rapunzel. Em Shanghai Disneyland, ela também é vista no Enchated Storybook Castle e Golden Fairytale Fanfare.

Disney On IceEditar

Merida faz aparição no show no Disney On Ice: Rockin' Ever After. Ela faz o mesmo papel do filme, com algumas alterações. Ela estrelou o show ao lado de Ariel, Bela e Rapunzel.

CançõesEditar

GaleriaEditar

Wiki-disney
Disney Wiki possui uma coleção de imagens e mídias relacionadas a Mérida.

TrivialidadesEditar

  • Em 11 de Maio de 2013, Merida entrou para franquia Disney Princesa, fazendo dela a primeira princesa feita inteiramente pela Pixar. Ela também é:
  • a segunda Disney Princesa ruiva, a primeira é Ariel. Também é a terceira princesa da Disney com olhos azuis, Cinderela é a primeira e Ariel é a segunda.
  • a segunda Disney Princesa com sardas, a primeira é Rapunzel.
  • a segunda princesa feita por computador, a primeira foi Rapunzel.
  • a primeira princesa que não canta em seu filme, com exeção para uma música que ela canta quanto criança junto a sua mãe.
  • a primeira em que seu filme não é um musical.
  • ela é a segunda princesa com irmãos biológicos, a primeira é Ariel.
  • a primeira com irmãos do sexo oposto. As outras princesas só tiveram irmãs
  • a quinta princesa Disney com uma atitude considerada rebelde, a primeira é Ariel, a segunda Jasmine, a terceira Pocahontas, e Rapunzel é a quarta;
  • a terceira princesa a usar uma arma, a primeira é Mulan e a segunda é Rapunzel.
  • a segunda princesa a treinar com arco e flecha, Mulan é a primeira.
  • a única princesa que não tem um cartão no Magic Kingdom.
  • a terceira princesa que foi vista vestindo uma capa, Branca de Neve é a primeira e Aurora é a segunda.
  • a quarta princesa Disney que tem um companheiro cavalo. Cinderela, Bela, e Mulan sendo as primeiras.
  • a quarta sendo mostrada como criança em seu filme. Cinderela, Tiana e Rapunzel são as primeiras.
  • a segunda princesa com um pai fisicamente transformado. Ariel é a primeira.
  • a segunda princesa visivelmente cortada, a primeira é Mulan.
  • a primeira princesa da franquia a ter o vilão morto por seu pai.
  • quinta princesa Disney que tem um casamento indesejado como fonte de conflito. Aurora é a primeira (pois ela não sabia que o príncipe destinado a ela Phillip), Bela é a segunda (pois Gaston quer se casar com ela), Jasmine é a terceira (com seu pai tentando fazer com que ela se case antes de seu aniversário) e Pocahontas é a quarta (em que seu pai esta tentando casar ela com Kocoum).
  • a primeira princesa que não tem um interesse amoroso.
  • a primeira princesa a ter o cabelo totalmente cacheado.
  • a primeira princesa a ter um sinal no corpo.
  • a princesa que não é baseada em contos de fadas, mitos, ou eventos da vida real.
  • a quinta princesa Disney a ter sua localização informada. Bela é a primeira na França, Pocahontas é a segunda na Virginia, EUA, Mulan é a terceira na China e Tiana é a quarta na Lousiana, EUA.
  • a terceira princesa da Disney a praticar algum esporte. Pocahontas é a primeira, já que ela é capaz de passar por diversas corredeiras com canoa, e Mulan é a segunda, praticando artes marciais.
  • Merida é a primeira protagonista feminina na história da Pixar.
  • Ela é a terceira princesa feita pela Pixar, as primeiras são Atta e Dot de Vida de Inseto. No entanto, ela é a primeira princesa humana.
  • Reese Witherspoon foi originalmente escalada para personagem, mais devido a conflitos de agendas, ela acabou desistindo da personagem.
  • Ela é a segunda protagonista a ter talentos em arco e flecha, sendo Robin Hood o primeiro. Mulan é a segunda a estar envolvida com arco e flecha.
  • Merida tem mais de 1.500 fios de cabelos.
  • Se os cachos de Merida fossem alisados, ele chegaria ao meio da panturrilha.
  • Ela tem 22 trajes diferentes.
  • A personalidade de Merida foi feita a partir de uma das filhas de Brenda Chapman e de um de seus amigos.
  • Merida foi a segunda personagem Disney a conhecer alguém que se transformou em um urso. O primeiro sendo Tanana em Irmão Urso.
  • Originalmente Merida e Jovem MacGuffin teriam um relacionamento, mais a idéia foi esquecida durante a produção.
  • Provavelmente, DunBroch esta definido em Glencoe, na Escócia.
  • Ela é a terceira personagem da Pixar que não tem um interesse amoroso. Os primeiros são Sulley e Remy.
  • Com exceção do conjunto Merida's Family Gift Set, Merida nunca apareceu em uma linha de bonecas da Mattel com seu vestido azul marinho.
  • Merida não tem um animal de estimação na franquia Palace Pets.
v - e - d
DisneyPrincesaLogo
Mídias:

Marca: Disney Princesa | Princess Fairytale Hall
Merchandising: Trilhas-sonoras da Disney Princesa | Linha da Mattel | Livros da Disney Princesa | Produtos da Disney Princesa | Revista Disney Princesas | Disney Princesa (quadrinhos) | Disney Princess Beginnings
Vídeo games: Disney Princess (video game) | Disney's Princess Fashion Boutique | Royal Horse Show | Disney Girlfriends | Magical Dress-Up | Disney Princess: Royal Adventure | Disney Princess: Enchanted Journey | Disney Princess: Magical Jewels | Disney Princess: My Fairytale Adventure | Disney Princess Enchanting Storybooks
DVDs: Disney Princess Sing Along Songs | Histórias de Princesas | Festa das Princesas

Princesas:

Oficiais: Branca de Neve | Cinderela | Aurora | Ariel | Bela | Jasmine | Pocahontas | Mulan | Tiana | Rapunzel | Mérida
Membros não-oficiais: Donzela Marian | Leia Organa | Eilonwy | Carla | As Irmãs de Ariel | Kiara | Melody | Kida Nedakh | Ting-Ting, Su e Mei | Giselle | Kilala Reno | Atta | Dot | | Kairi | Princesa de Gentlehaven | Charlotte La Bouff | Vanellope von Schweetz | Princesa Pirata | Sofia | Star Borboleta | Elena | Anna | Elsa
Outras Protagonistas Femininas: Minnie Mouse | Margarida | Faline | Alice | Wendy Darling | Tinker Bell | Sally | Nala | Esmeralda | Mégara | Jane Porter | Madellaine | Shanti | Nita | Moana Waialiki

Músicas:

If You Can Dream | It's Not Just Make Believe | The Glow | Where Dreams Begin | The Beauty of the Season | Christmas Is Coming! | The Twelve Days of Christmas | Princess Dance | Live Your Story

Spin-offs:

Disney Princess Enchanted Tales | Princess Playdate | Princess Academy | Princesa Kilala | Programa de Proteção para Princesas | Princesinha Sofia | Palace Pets | Os 7A | Descendentes | Elena de Avalor

v - e - d
Once Upon A Time Logo
Mídias:

Once Upon a Time | Once Upon a Time in Wonderland

Personagens:

Once Upon a Time: Emma Swan | Branca de Neve/Mary Margaret Blanchard | Príncipe Encantado/David Nolan | A Rainha Má/Regina Mills | Henry Mills | Rumplestiltskin/Sr. Gold | Bela/Lacey French | Killian Jones/Capitão Gancho | Chapeuzinho Vermelho/O Lobo/Ruby | O Caçador/Xerife Graham | Pinóquio/August W. Booth | Mestre | Zangado | Feliz | Soneca | Atchim | Dengoso | Dunga | Grilo Falante/Archie Hopper | Aurora | Príncipe Phillip | Rainha Leah | Rei Stefan | Fa Mulan | Fada Azul/Madre Superior | Malévola | O Gênio de Agrabah | Espelho Mágico/Sidney Glass | Chapeleiro Maluco/Jefferson | Rei Leopoldo | Rainha Eva | Chapeleiro Maluco/Jefferson | Rei Xavier | Príncipe Thomas/Sean Herman | O Rei/Mitchell Herman | Príncipe Henry/O Valete | Marian | Valete de Copas | Xerife de Nottingham/Keith | Fada Madrinha | Peter Pan/Malcolm/O Flautista de Hamelin | Wendy Darling | Tinker Bell | Barba Negra | Ariel | Príncipe Eric | Úrsula | Rapunzel | Zelena/A Bruxa Má do Oeste | Glinda a Bruxa Boa do Sul | Maurice | Lumière | Elsa, a Rainha da Neve | Anna | Kristoff | Vovô Pabbie | Sven | Hans | Irmãos de Hans | Marshmallow | Oaken | O Rei de Arendelle | Rainha Gerda | Ingrid/Sarah Fisher | Chernabog | Cruella De Vil | Lily Page | Mérida | Rei Fergus | Rainha Elinor | Harris, Hubert e Hamish | Jovem Macintosh | Jovem MacGuffin | Rei Arthur | Merlin/O Feiticeiro | Hércules | Mégara | Hades | Cleo Fox | Dr. Jekyll | Aladdin | Jasmine | Iago | Jafar | Fada das Trevas | Tigrinha | Lucy | Lady Tremaine/Victoria Belfrey | Rapunzel | Cinderela/Jacinda | Tiana/Sabine | Alice/Tilly | Drizella/Ivy Belfrey | Anastasia | Gothel/Elosie Gardener | Eudora | Dr. Facilier | Príncipe Naveen
Once Upon a Time in Wonderland: Alice | Cyrus | Anastasia/A Rainha Vermelha | Percy/O Coelho Branco | Jaguadarte | Silvermist | Sultão/O Velho Prisioneiro | Tweedle Dee e Tweedle Dum | Sra. Coelho | Elizabeth/Lagarto | Amara
Personagens Secundários: Will Scarlet/O Valete de Copas | Cinderela/Ashley Boyd | Robin Hood | João Pequeno | Cora/A Rainha de Copas

Localidades:

Once Upon a Time: Boston, Massachusetts | Castelo Negro | Castelo Negro/Castelo do Rumplestiltskin | Biblioteca | Castelo do Príncipe Thomas | Casa de Cinderela | Casa dos Anões | Mina dos Anões | Nova York | Castelo do Rei Stefan | Terra do Nunca | Torre de Rapunzel | Terra de Oz | Cidade de Esmeralda | Arendelle | Castelo de Arendelle | Posto de Comércio do Oaken e Spa | Anel de Pedras | DunBroch | Casa da Bruxa | Castelo de DunBroch | Mundo Inferior | Monte Olimpo | Agrabah | Palácio do Sultão | Caverna das Maravilhas | Ilha dos Prazeres | Floresta Mágica | Seattle | Hyperion Heights
Once Upon a Time in Wonderland: Castelo do País das Maravilhas | Tulgey Wood
Outros: Storybrooke | Floresta Encantada | Montanha Proibida | País das Maravilhas | Agrabah

Objetos:

Once Upon a Time: Bastão de Malévola | Varinha Mágica | Sapatinho de Cristal | Maçã Envenenada | Roda de Fiar | Lâmpada do Gênio | Pó Mágico | Arco e Flecha de Mérida | Colar de Úrsula | A Rosa Encantada | Frigideira de Rapunzel | Flor Mágica Dourada | Lanternas Flutuantes | Anzol de Maui
Once Upon a Time in Wonderland: Espada Vorpal
Outros: Bastão de Jafar | Corações Encantados | Lâmpada de Jafar

v - e - d
Princesinha Sofia Logo
Mídias:

Televisão: Princesinha Sofia | Princesinha Sofia: Era Uma Vez | Princesinha Sofia: Um Palácio na Água | Princesinha Sofia: O Feitiço da Princesa Ivy | Elena e o Segredo de Avalor
Livros: Disney Junior Storybook Collection | Disney Junior Little Golden Book Library | Cante e Conte | Série de Livros
Outros: Videografia | Elena de Avalor

Personagens:

Princesa Sofia | Rainha Miranda | Rei Roland II | Príncipe James | Princesa Amber | Princesa Hildegard | Cedric o Feiticeiro/Cedric Monstro do Mar | Wormwood | Baileywick | Robin | Mia | Clover | Whatnaught | Goodwin o Grande | Winifred | Jade | Ruby Hanshaw | Princesa Clio | Princesa Maya | Príncipe Zandar | Princesa Jun | Príncipe Hugo | Minimus | Princesa Vivian | Crackle | Rainha Cecily | Gnarly | Duendes | Teeni | Ginger | Sra. Higgins | Violet a Donzela | Rei Magnus | Barker | Lucinda | Princesa Leena | Príncipe Jin | Tapete Mágico | Bebê Griffin | Príncipe Khalid | Meg e Peg | Boswell | Madame Ubetcha | Príncipe Desmond | Sra. Urtiga | Sir Gillium | Professor Popov | Princesa Mae | Princesa Penélope | Princesa Matilda | Lutiano | Princesa Arsinoe | Helen Hanshaw | Oona | Rainha Emmaline | Cora | Plank | Príncipe Frederick | Tia Tilly | Wilbur | Suzette e Marcy | Príncipe Rupert | Sven | Farley | Lulu | Imperador Quon | Imperatriz Lin-Lin | Madame Collette | Rex | Rosey | Electra | Vaughan e Vance | Marla | Sir Bartleby | Sir Maxwell | Sir Finnegan | Rainha Anya | Gwen | Chef Andre | Sofia Malvada | Lady Joy | Jade Jaguar | Sir Dax | Boo | Princesa Lei-Lani | Mamanu | O Rei e a Rainha de Hakalo | Praline | Freedo | Princesa Zooey | Rainha Avery | Irmã de Hildegard | Slickwell | Greylock, o Grande | Princesa Ivy | Dragões de Enchancia | Inverno | Whiskers | Glacia, a Bruxa do Gelo | Hexie | Diretor Dove | Elliot, Amy e Kurt | Tizzy | Mestre Erwin | Bryce Twigley | Button, Benngee e Brody | Mossy | Arqueira Carol | Jane | Capitão Miles | Princesa Kari | Sra. Elodie | Fluke | Slim | Shelly | Flip | Mantacórnio | Onyx e Opal | Wendell Fidget | Sra. Fidget | Saffron | Muck, Gunk e Grime | Spruce | Bailarina | Mazzimo | Príncipe Roderick | Gavin | Kazeem | Sargento Fizz | Rei Habib e Rainha Farnaz | Chefe Gnuckles | Flinch | Grotta | Calista | Morgana | Kai | Princesa Charlotte | Morris | Lily | Indigo | Herb o Porco-Espinho | Rainha Tessa | Rei de Brazendell | Skye | Prisma | Azurene | Orion | Vega | Chrysta
Elena de Avalor: Princesa Elena | Princesa Isabel | Francisco | Luisa | Shuriki | Alacazar | Zuzo | Mateo | Migs, Luna e Skylar | Rafa | Chancellor Esteban | Naomi Turner | Armando | Gabe
Personagens convidados: Flora, Fauna e Primavera | Cinderela | Jasmine | Bela | Ariel | Aurora | Branca de Neve | Mulan | Rapunzel | Tiana | Mérida | Olaf | Merlin

Músicas:

Tema de Abertura | Hoppin' Out With You | Não Estou Pronta para Ser Princesa | Escola Real | A Little Bit Of Food | Irmãs Sempre | Rise and Shine | Coisas de Princesas | Posso Ser | Festa do Pijama Real | Faça um Som | O Grande Rei Cedric | O Picadeiro de Ouro | Amigas Enfim | O Coelho da Fita Azul | O Meu Caminho | (You Can Always) Count On Baileywick | Picnic of the Year | Good Little Witch | Será a Melhor Aventura | Bring My Best Friend Back | I'll Get My/That Amulet | The Buttercups (canção) | Make Way for Miss Nettle | Enchancia Anthem | Make It Right | Bigger Is Better | Who's That? | A Receita para Aventura | The Simple Life | Merroway Cove | The Love We Share | Wassailia | Peace and Joy | Royal Fun | Sisters and Brothers | Two by Two | All You Desire | Huzzah! Huzzah! | Me and My Mom | Tilly, Oh Tilly | Friendship Is The Formula | Be Your Own King | Make Your Wishes Well | Believe in Your Dream | Keeping Promises No Matter What | Mystic Meadows (canção) | Stronger Than You Know | Helping Hand | Um Reino só Para Mim | Smoke, Wings and Fire | Tem que Ousar e se Arriscar | From the Heart | I Feel So Free | Never Forget The Sorcerer's Secret | Hoppin' Out With You | Make Our Dreams Come True | Play With Us | It's a Small New World | Improvise | Any Deed For Those In Need | My First Flight | Wings of a Dream | Moment to Shine | Wendell's Way | A Better Me | When It Comes To Making Friends | It's Up To You | Save The Day | Genie Rules | This Fliegel Has Landed | Gotta Reach a Higher Height | I Like You So Much | Elvenmoor | Sunny Thoughts | Take A Leap | My Finest Flower | Magic Like Merlin | You're the Cutest Thing | Living It Up | Be an Expert Expert | I'm A New Horse Now | Dads and Daughters Song | A Kinght Such As I | This Panda Just Wants to Dance | More to Adore | The Broomstick Dance | The Summer Camp Blues | What A Vacation | The Great Unknown | O Espírito de Avalor | Minha Vez | Our Wizards Are the Best | The Magic in the Music | Live It to Learn It | Meus Sonhos Maus | This Island Belongs To Us | The Right Wrong Thing To Do | Give The Kid One More Chance | The Magic of the Mystic Isles | Our Royal Plan | My Power Will Be Crystal Clear | That's Not Who I Am | Tough Enough | All Fired Up | Pick Me | Magic Touch | The Dunwiddie Ditty | This Feeling I'm Feeling In Me | Super Spooky Night | Never Lost Again | Listen Up | Learn This Rhyme | That's What Wassalia's For | Gonna Be Great | I Am On Your Side | The Boldest, Bravest Bunny of All Time | The Fairy Way | Meant To Be | What You're Gonna Do | Come To Your Senses With Me | When I Start to Make Some Waves | You've Gotta Have Fun

Locais:

Enchancia | Caverna dos Duendes | Academia Real Preparatória | Tangu | Enseada de Merroway | Wei-Ling | Vale das Asas Selvagens | A Biblioteca Secreta | Elvenmoor | Hakalo | Freezenburg | Parque dos Animais Encantados | Avalor | Maru | As Montanhas Mistas | Ilhas Místicas | Reino Sempre

Objetos:

Amuleto de Avalor | Bolsa Tapete de Tia Tilly | Espelho Encantado | Tridente | Pente de Oona | Feitiços e Magias | Balanço Encantado | Cajados dos Duendes | Poço dos Desejos | Chave Esmeralda | Varinha da Família | Lírios de Gelo | Varinha da Garra do Dragão | Gotas de Neve | Varinha da Shuriki

v - e - d
Kilala Logo
Mídias:

Princesa Kilala

Personagens:

Kilala Reno | Rei | Erica Ange | Senhora Boas Maneiras | Kenta | Tippe | Valdou | Branca de Neve | Os Sete Anões (Mestre, Zangado, Feliz, Soneca, Atchim, Dengoso, Dunga) | Rainha Má | Príncipe Florian | Urubus | Ariel | Linguado | Sabidão | Sebastião | Úrsula | Pedro e Juca | Rei Tritão | Príncipe Eric | Max | Cinderela | Príncipe Encantado | Madame Tremaine | Anastasia | Drizella | Jaq e Tata | Fada Madrinha | Grão-Duque | O Rei | Lúcifer | Major | Bruno | Tinker Bell | Bela | A Fera | Horloge | Lumière | Madame Samovar | Zip | Gaston | LeFou | Sultão | Aurora | Príncipe Phillip | Flora, Fauna e Primavera | Malévola | Aladdin | Jasmine | Gênio | Jafar | Iago | O Sultão de Agrabah | Razoul | Tapete Mágico | Abu | Rajah | Sylphy | Fa Mulan | Mérida | Pocahontas

Locais:

Paradiso | Castelo da Rainha Má | Atlântida | Castelo do Rei | Castelo da Fera | Castelo do Rei Stefan | Agrabah

Objetos:

Tiara Mágica | Espelho Mágico | Maçã Envenenada | Sapatinho de Cristal | Tridente | A Rosa Encantada | Bastão de Jafar