FANDOM

21002261 20130429232702952.jpg-r 640 600-b 1 D6D6D6-f jpg-q x-xxyxx
Universidade Monstros
Dirigido por
Produzido por
Escrito por
Estrelando
Música por
Cinematografia
Editado por
Companhia(s) produtora(s)
Distribuição
Lançamento
Duração
Idioma
Orçamento
Renda
Precedido por
Seguido por

Universidade Monstros é um filme de animação de 2013, produzido pela Pixar Animation Studios e distribuído pela Walt Disney Pictures. É uma prequela do filme de 2001 Monstros S.A., com os atores John Goodman, Billy Crystal, Steve Buscemi, Frank Oz e John Ratzenberger retornando para seus papeis. Dirigido por Dan Scanlon e com produção de Kori Eae, esse será o décimo quarto filme a ser produzido pela parceria Disney-Pixar, e a primeira prequela da produtora, depois de continuações para Toy Story e Carros. O filme foi lançado mundialmente em 21 de junho de 2013.

Sinopse Editar

Mike Wazowski entra na Universidade Monstros (U.M.) para realizar seu sonho de se tornar um assustador na Monstros S.A. Logo conhece seu companheiro de quarto, o tímido Randall Boggs, que sonha em se tornar popular, e o arrogante e brincalhão James P. Sullivan, ambos no mesmo curso que ele. Após Sulley raptar o mascote da Universidade Federal do Medo (rival da U.M.) e Mike ajudar a capturá-lo, Sulley é convidado para se unir à fraternidade Ruge Ômega Ruge (RΩR), formada pelos mais populares monstros da Universidade. O desprezo a Mike quando ele tenta tomar crédito acaba por gerar uma rivalidade entre os dois.

Durante o exame final do primeiro semestre, uma briga entre Mike e Sulley cria confusão e faz a rígida Hardscrabble, reitora da UM, expulsar ambos do curso de assustadores, além da RΩR remover Sulley de seus membros e em seu lugar incluir Randall, que se torna um dos populares da faculdade. Ao ver um torneio universitário de assustadores, Mike tenta se inscrever para provar seus méritos como assustador. Visto que para participar é preciso ser parte de uma fraternidade, Mike é forçado a se unir ao rival Sulley e quatro estudantes desajustados e impopulares que formam a fraternidade Oozma Kappa: Don Carlton, um vendedor de meia-idade que decidiu voltar para a faculdade; o tímido e inseguro Scott "Esguicho" Squibbles; o excêntrico Art; e os monstros dividindo o mesmo corpo Terri e Terry Perry.

Elenco Editar

Dublagem brasileira Editar

Vozes adicionais:
Canções:
Créditos da dublagem brasileira:
  • Estúdio: Delart
  • Direção: Manolo Rey
  • Tradução: Sérgio Cantú
  • Direção Musical: Félix Ferrà
  • Edição: Diseño en Audio - DNA
  • Mixagem: The Walt Disney Studios - Burbank, CA
  • Gerente de criação: Marina Appelt

Dublagem em português produzida por: "Disney Character Voices International Inc."

Produção Editar

Planos para uma sequência de Monstros S.A. existem desde 2005. Após desentendimentos entre o CEO da Disney Pictures, Michael Eisner, e o antigo dono da Pixar Studios, Steve Jobs, a Disney, que então detinha os direitos de fazer continuações de todos os filmes da Pixar até Carros, anunciou que a sequência de Monstros S.A.. seria feita pelo Circle 7 Animation. Porém, a Disney mudou de gestão no final de 2005, com a substituição de Eisner por Robert Iger, renovou as negociações com a Pixar e, no final de 2006, a Disney anunciou que a sequência do filme seria feita pela parceira Disney-Pixar. A Disney que então detinha os direitos de produzir sequências de filmes, os passou para a Pixar, cancelando o contrato com Circle 7.

Uma produtora de Pixar confirmou a sequência em 2010. Em 5 de abril de 2011, foi anunciado que a data de lançamento do filme mundialmente seria 21 de junho de 2013. Essa será a décima quarta produção da Pixar. Em 29 de março de 2011, foi confirmado que o filme seria uma prequela e seu título, Monsters University. O filme será dirigido por Dan Scanlon e produzido por Kori Rae. John Goodman, Billy Crystal, Steve Buscemi, Jennifer Tilly, Frank Oz e John Ratzenberger vão reprisar seus papeis. Novas vozes foram incluídas com Dave Foley, Julia Sweeney, Peter Sohn, Joel Murray, Tyler Labine, Beth Behrs e Charlie Day. Em 12 de agosto de 2011, perguntado sobre o seu retorno para Mike Wazowski, Billy Crystal disse "Eu estou um pouco rouco. Passei cinco horas e meia hoje para a nossa quarta seção de Monsters, Inc. 2".

Novembro de 2012, a estreia do filme foi antecipada. Inicialmente o longa-metragem estava com lançamento previsto para 12 de julho de 2013, mas a Walt Disney anunciou que o lançamento ocorrerá três semanas antes, no dia 21 de junho de 2013.

VídeosEditar