FANDOM

Valente.jpg
Valente
Dirigido por
Produzido por
Escrito por
Estrelando
Música por
Cinematografia
Editado por
Companhia(s) produtora(s)
Distribuição
Lançamento
Duração
Idioma
Orçamento
Renda
Precedido por
Seguido por

Brave (no Brasil, Valente e em Portugal, Brave - Indomável) é um filme americano de 2012 dirigido por Mark Andrews e Brenda Chapman e produzido pela Pixar Animation Studios, a décimo -terceira animação realizada pelo estúdio. Em 3-D, o filme conta com roteiro de Brenda Chapman, e é caracterizado por ser a primeira animação da Pixar protagonizada por uma mulher, Mérida. o filme conta com as vozes de Kelly Macdonald, Billy Connolly, Emma Thompson, e Julie Walters. a distribuição é feita pela Walt Disney Pictures, e foi lançado em 22 de junho de 2012 nos Estados Unidos, em 20 de julho no Brasil e em 15 de agosto em Portugal. O filme foi recebido de forma geralmente positiva pelos críticos especializados, obtendo uma média de 77% de aprovação no agregador Rotten Tomatoes, que se baseou em 183 resenhas recolhidas.

EnredoEditar

Desde os tempos ancestrais, histórias de batalhas épicas e lendas míticas passaram de geração para geração nas montanhosas e misteriosas Terras Altas da Escócia. Merida é uma habilidosa arqueira e a impetuosa filha do Rei Fergus e da Rainha Elinor. Determinada a trilhar o seu próprio destino, Merida desafia um costume ancestral, sagrado para os poderosos senhores da terra: o intenso Lorde MacGuffin, o arrogante Lorde Macintosh e o irritante Lorde Dingwall. As ações de Mérida lançam inadvertidamente o caos e a fúria no reino, e quando ela recorre a uma velha e excêntrica Bruxa a ajuda vem em forma de maldição. O perigo iminente força Merida a descobrir o significado da verdadeira coragem para que possa desfazer a terrível maldição antes que seja tarde demais.

ElencoEditar

Dublagem brasileira Editar

Vozes adicionais
Canções
Back-Vocal e Coral
  • Mariana Féo
  • Juliana Franco
  • Doriana Mendes
  • Sylvia Salustti
  • Mona Villardo
  • Jill Viegas
  • Xico Pupo
  • Symô
  • Maurício Luz
  • Jairo Bonfim
  • Juliano Cortuah
Créditos da dublagem brasileira
  • Estúdio: Delart
  • Direção: Guilherme Briggs
  • Tradução: Sérgio Cantú
  • Direção, Tradução e Adaptação Musical: Félix Ferrá
  • Edição: Diseño en Audio - DNA
  • Mixagem: The Walt Disney Studios - Burbank, CA
  • Gerente de Criação: Marina Appelt

Dublagem em português produzida por: "Disney Character Voices International Inc."

Produção Editar

Valente foi anunciado para a mídia pela primeira vez em abril de 2008, naquela época, o título do filme era O Urso e o Arco. Valente é o primeiro conto de fada produzido pela Pixar, e foi considerada pelos críticos. uma das películas mais sombrias e maduras, quando comparado às outras produções já feitas pela Pixar. Brenda Chapman escreveu o roteiro de Valente, e logo depois, foi anunciada como a diretora da animação, fazendo dela a primeira mulher a dirigir um filme da Pixar, mas em outubro de 2010, ela acabou sendo substituída por Mark Andrews, devido à divergências criativas.

A princesa Mérida é a primeira protagonista feminina de um filme da Pixar. A voz dela seria inicialmente dublada pela atriz Reese Witherspoon, que acabou recusando devido à falta de tempo. Ao invés dela, foi escolhida para dublar a personagem, a atriz escocesa Kelly Macdonald.

Os créditos finais do filme incluem uma homenagem especial ao co-fundador da Pixar, Steve Jobs, que morreu em 2011.

VídeosEditar

Também no FANDOM

Wiki aleatória